Experimentação animal em Portugal:
necessária, regulada e transparente!

A experimentação animal é essencial para o desenvolvimento biomédico e científico. A mesma levanta, contudo, importantes questões éticas que não podem ser ignoradas.
Por esta razão, em toda a União Europeia, o uso de animais é apenas permitido se não houver alternativas e se o bem-estar dos animais for assegurado, sendo essa uma das atribuições dos ORBEA.
A lei em vigor exige ainda que nenhum projecto científico possa ser autorizado sem avaliação do impacto nos animais e do benefício esperado dos estudos, cabendo aos investigadores demonstrar o cumprimento dos 3Rs (Replace, Reduce, Refine). Os ORBEA participam nessa avaliação, acompanhando os projectos antes, durante e depois da sua realização, aconselhando e auxiliando os investigadores.
A 2 de Junho de 2018, as principais universidades e laboratórios nacionais celebraram um Acordo de Transparência, comprometendo-se a informar melhor o público sobre a utilização de animais de laboratório para fins científicos
Artigos na imprensa

2024 – Experimentação animal a caminho do fim? Realidade está “longe”, mas o bem-estar já é “prioridade”
Reportagem da SIC Notícias, com participação de Isabel Campos (ORBEA da Fundação Champalimaud) e Iolanda Moreira (ORBEA do IMM, hoje GIMM)

2022 – Mais de 65 mil animais de laboratório usados em experiências científicas em Portugal
Reportagem de Zulay Costa, com participação de Nuno Franco (Co-cordenador da RedeORBEA) e Magda Castelhano-Carlos (ORBEA do ICVS)

2021 – Experimentação animal por cá: Em que pé estamos e o que falta trilhar?
Reportagem de Mafalda Silva, com participação de Nuno Franco (Co-cordenador da RedeORBEA).

2019 – “Temos a legislação mais avançada do mundo de protecção de animais para fins científicos”
Reportagem sobre a regulação do uso de animais de laboratório. Participação de Nuno Franco, coordenador da RedeORBEA

2018 – “Este acordo quer deixar (bem) claro qual é o papel dos animais no laboratório”
Reportagem do Público a Ricardo Afonso, presidente da SPCAL em 2018, sobre a celebração do Acordo de Transparência.

2016 – “Como se preparam os medicamentos contra o cancro?
Vera Novais descreve o desenvolvimento de novas terapias contra o cancro, sem esquecer o contributo essencial do uso de animais.

2016 – Experimentação animal: crueldade ou mal necessário?
Reportagem de 2016, que confronta diferentes posições. Entre outros, foram entrevistados Anna Olsson, do ORBEA do i3S e Nuno Franco, co-coordenador da RedeORBEA

2015 – Opinião: “A ética, lei e ciência na experimentação animal em Portugal”
Artigo por Anna Olsson (ORBEA i3S), Nuno Franco, Ana Isabel Moura Santos (coordenadores da RedeORBEA) e Luís Antunes (ORBEA UTAD).

2014 – “Em Portugal, há cientistas a criar alternativas aos testes em animais”
Reportagem de Diogo Azeredo e Rita Gordo, sobre o desenvolvimento em Portugal de métodos que um dia possam dispensar o uso de animais.
Vídeos
2025
RedeORBEA -The Portuguese Animal Welfare Bodies Network. A Sum Greater Than its Parts. Palestra de Nuno Franco no Congresso FELASA 2025 sobre a história da criação da RedeORBEA e as circunstâncias da sua actividade, em Portugal.
2022
A Culture of Dare – Animal Welfare Bodies and the End of Severe Suffering. Palestra de Nuno Franco no Congresso FELASA 2022 sobre os ORBEA portugueses e a sua acção na redução da severidade de procedimentos.
2018
Na altura Presidente da SPCAL, Ricardo Afonso fala ao Canal “Saúde +” sobre o uso de animais em ciência, a sua regulação e alternativas.
2015
A propósito do seu trabalho de doutoramento, Nuno Henrique Franco (Co-coordenador da RedeORBEA) falou ao “Porto Canal” sobre o uso de animais e a importância do bem-estar dos animais de laboratório.

